Como conseguir o cabelo perfeito, seco e sem frizz

O desafio de secar o cabelo corretamente

Quem não ama um cabelo limpinho, cheirosinho e sem frizz? E não importa se seu cabelo é crespo, cacheado, ondulado ou liso. Aprender a secar o bonito faz toda a diferença no visual.

O secador, por exemplo, faz maravilhas na hora da sua finalização, mas não é o único jeito de secar seus cabelitchos.

Pensando em facilitar sua rotina capilar, preparei um post que te ensina como secar seu cabelo da forma certa e com rapidez, porque praticidade é tudo, né gata?

Por isso, neste post eu reuni algumas dúvidas frequentes sobre a melhor forma de secar o cabelo. E como não sou nenhuma safada, vou contar todos os segredinhos pra você.

 

O tal do secador

Como eu tinha dito antes, o secador é um ótimo aliado na hora de secar o cabelo, mas sem o cuidado necessário ele pode acabar se tornando seu maior inimigo. Ué, mas como assim?? Calma que eu vou te explicar. Cada curvatura tem seu jeitinho de lavar, hidratar e finalizar. E claro, não poderia ser diferente na hora de secar.

O cabelo cacheado/crespo, por exemplo, precisa de um pouco mais de cuidado na hora da sua finalização. Os cachos tendem a ter mais frizz que os fios lisos, porque geralmente eles são mais finos e com menos camadas de proteção.

Se você tem cabelo cacheado que nem eu, não se desespere! Se você tem um secador aí na sua casa, não precisa jogar fora, tá gata? Vem com a tia que eu vou te ensinar a melhor forma pra deixar os fios no lugar.

 

1- Escolha a toalha ideal

A primeira dica depois de sair do chuveiro é usar a toalha ideal. Nada de tacar no cabelo aquela toalha que você usa pra secar o resto do corpo! Elas parecem macias e inocentes, mas na verdade são o seu pior pesadelo.

Essas toalhas, quando entram em contato com o nosso cabelinho, causam um atrito que danifica a camada de cutícula dos fios, ressecando e causando o tão temido frizz!!! Além disso, ela é tão absorvente que tira não só o excesso de água mas também as substâncias que tem naquelas máscaras de hidratação. Ou seja, todo o tempo e dinheirinho que você colocou no seu cabelo na hora do banho vai embora nessa toalhinha muquirana.

Então, a melhor opção pro seu cabelo (seja ele cacheado ou não) seria a toalha 100% algodão. Elas não costumam ser caras e fazem milagres. “Mas eu não tenho dinheiro pra comprar uma toalha dessas agora!”. Tudo bem! Você pode usar uma camiseta velha ou até uma fronha antiga pra quebrar o galho! Eu já fiz muito isso, inclusive…

 

2- Proteção térmica

A segunda dica que eu dou é usar e abusar do protetor térmico. O cabelo é extremamente sensível ao calor, então mesmo que você fique pouco tempo com o secador/difusor/chapinha no cabelo, seu cabelo sofre muito com isso.

O protetor térmico evita as pontas duplas, hidrata e cria uma camada protetora que sela a cutícula dos fios. Ou seja, o bichinho é tudo de bom e supernecessário na hora de colocar qualquer calorzinho a mais nos fios.

Existem infinitos tipos de protetores térmicos, inclusive alguns que já são desfrisantes, que valem super a pena o investimento. Uma outra dica mara na hora de aplicar o protetor é: não aplicar direto na cabeleira.

Já que esse é um produto termoativado, é sempre bom dar aquela aquecidinha antes de aplicar na peruca. Mas não precisa exagerar e colocar no micro-ondas não, tá bonita? É só colocar um pouco nas mãos e esfregar que já tá prontinho pra uso.

 

3- Posso usar o secador todo dia?

Falando em fios sensíveis, chegamos a um ponto importante do nosso post: posso usar o secador/difusor todos os dias?

Sim, claro que pode. Mas isso é de bom tom? Não, não é de bom tom. Por quê? Porque mesmo seguindo os passos que eu falei no post, usando protetores térmicos e toalhas específicas, nosso cabelo ainda sofrerá danos com o calor do secador.

Óbvio que se você seguir direitinho as dicas que foram dadas, seu cabelo vai agradecer muito, mas elas não conseguem salvar ele 100%. Então, se você puder, deixa o secador de lado alguns dias da semana e vai pra janela aproveitar aquele ventinho gostoso.

 

4- Ar quente ou frio? A temperatura ideal pro seu cabelo

Mas se você não consegue deixar o cabelo secar naturalmente, vale se atentar em mais algumas diquinhas pra hora de usar o secador. Como por exemplo a temperatura que você vai usar nos seus fios. Tanto o ar frio quanto o quente vão te dar bons resultados, mas em diferentes aspectos.

  • O ar frio é ideal pra dar brilho

Se o seu objetivo é só secar o cabelo, o jato frio (ou morno) é a melhor opção para não danificar os fios. Ele demora um pouco mais pra secar que o ar quente, mas não agride o seu cabelo e seca muito bem também. Além disso, ele dá mais brilho, deixando o cabelitcho ainda mais bonito.

Uma dica extra é: quando você for usar o secador com ar quente, vale a pena mudar pro frio nos últimos 2 ou 3 minutos, pra deixar o cabelo bem brilhoso. Isso ajuda a reduzir o frizz e deixar os fios mais alinhados.

  • O ar quente é ideal pra modelar o cabelo

Agora, se você não abre mão de alisar ou modelar os cabelos com o secador, o ar quente é a melhor escolha. Ele dá mais forma e pode ser usado tanto pra deixar o seu cabelo bem lisinho como pra deixar os cachos e ondas com efeito bem natural. Se o seu objetivo é dar mais volume ou movimento para os fios, o ar quente é seu aliado.

5- Seque seu cabelo de forma rápida e fácil

Pra fechar com chave de ouro, deixei a melhor dica pro final. Essa dica vai pra você que tem a agenda cheia e não pode perder tempo secando o cabelo.

Aposte nas toucas difusoras!!! 

Elas são de longe a melhor opção pra qualquer tipo de cabelo. As toucas difusoras distribuem de maneira uniforme o jato do secador, sendo muito mais rápido do que ficar segurando por séculos o secador na mão. Se você quiser, você pode simplesmente apoiar o secador em algum lugar e fazer outras tarefas do dia a dia. Tudo, né?

Quando eu digo que é uma opção mais prática e rápida, eu não tô mentindo não! Se você demora uns 40 minutos usando um secador/difusor normal, com a touca você deve demorar, no máximo, uns 15 minutos. Você não leu errado não, são uns 25 minutinhos livres a mais no seu dia.

Outro motivo pra investir na touca difusora é que você pode usar ela de outras formas, como touca térmica, para potencializar sua hidratação e até pra dormir e proteger seu cabelinho do frizz.

Vale dizer que ela também é uma opção super acessível, que você encontra aqui na Anti Frizz.

Então é isso, mana. Espero ter conseguido tirar suas dúvidas e que você tenha aprendido com essas dicas a forma correta de lavar o seu cabelinho! Agora é só brilhar com o seu cabelo cheirosinho e sem frizz. Um beijo ❤️

 

22 thoughts on “Como conseguir o cabelo perfeito, seco e sem frizz

  1. brendha says:

    amei, amiga! tenho muito frizz e faço a maioria das coisas, vc arrasou muito! amo usar protetor térmico até quando não uso secador

  2. Ivy Vicente says:

    Nossa isso super me ajudou! Ainda bem que eu li sobre a toca térmica, obrigada pela dica!

  3. Rebecca says:

    Utilidade pública esse post!! Tenho cabelo crespo e eu nunca soube diminuir o frizz dele, esse post me ajudou mt.

  4. Rafael Sousa says:

    Finalmente a solução pro meu cabelo cheio de Frizz!!! Jujuba sempre arrasando nas dicas! Amo que amo

Comentários não permitidos.