Como desembaraçar o cabelo cacheado

Desembaraçar cabelo cacheado pode ser mais fácil do que você imagina

Desembaraçar os fios é, sem dúvidas, um dos maiores desafios de toda cacheada – e muitos são os motivos que levam a formação de nós, tornando esse processo de desembaraço muito doloroso. Mas, com essas diquinhas que você vai ver a seguir, vai ser possível desembaraçar sua cabeleira sem sofrimento!

Mas mana, existe jeito certo de desembaraçar o cabelo cacheado? 

Claro que sim! Demorei muito tempo para entender que o ideal é começar a pentear o cabelo (todas as curvaturas, inclusive) a partir das pontas e depois ir subindo em direção a raiz. Também é importante dividir o cabelo em mechas pequenas, pois dessa forma você evita a quebra dos fios e também o comprometimento da estrutura do cacho.

  • Devo desembaraçar meu cabelo seco ou molhado? 

Sempre molhado! Uma dica importante é pentear o cabelo durante o banho, usando sempre antes de toda lavagem um creme (pode ser creme para pentear, máscara de tratamento ou condicionador) como pré-poo, pois isso vai ajudar a escova a deslizar mais facilmente sobre os fios e você vai notar que será beeem mais fácil desembaraçá-los!

  • Existe alguma escova ou pente ideal para desembaraçar o cabelo? 

E se eu te contar que sim? Confesso que desde que comecei a cuidar do meu cabelo acreditei que pentes de dentes largos eram os ideais para desembaraçar cabelos cacheados, mas não é bem assim! Os pentes de dentes largos deixam um espaço maior entre os fios na hora de pentear, podendo causar uma quebra mecânica dos fios (por força), além de terem os dentes não flexíveis, colaborando ainda mais para essa quebra.

Então, o mais ideal para se usar na hora de desembaraçar seus fios de forma mais eficiente e sem arrancar tufos de cabelo é uma escova do tipo raquete e que tenha as cerdas flexíveis que se adaptem ao formato dos seus fios, deslizando com mais facilidade.

  • Mas por que meu cabelo embaraça tanto? Como posso evitar isso? 

Alguns tipos de cabelo são mais propensos a isso, como é o caso dos cabelos com curvaturas tipo 3 e 4 (cacheados e crespos) por conta da textura e por serem naturalmente mais secos.

E para evitar que os fios embaracem com muita facilidade e forme aquele “ninho de rato” que faz você sofrer toda vez que pensa em pentear o cabelo, preste atenção nas seguintes dicas:

  • Na hora de lavar o cabelo concentre a limpeza com shampoo apenas no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer para o comprimento, isso evita que os fios se enrosquem muito
  • Nunca prenda seu cabelo molhado e o pior – sem desembaraçar! Esse hábito resulta em um cabelo muito embolado e pode até quebrar seus fios

E a dica mais importante:

  • Troque a fronha de algodão do seu travesseiro por uma fronha de cetim Antifrizz, pois o tecido de cetim causa menos atrito e não retira a umidade dos fios como o tecido de algodão costuma fazer. Trocando sua fronha, você diminui as chances do seu cabelo amanhecer todo embaraçado e cheio de nós (principalmente se você se mexe muito enquanto dorme) e ainda tem o bônus de diminuir o frizz! Massssss, se você, assim como eu, também tem um cabelo longo, a touca de cetim Antifrizz também é uma boa escolha, pois todo seu cabelo fica protegido dentro da touca durante a noite e você pode dormir tranquilamente sem ficar pensando se ele vai amanhecer todo cheio de nós no dia seguinte!

Agora que você já anotou todas as dicas, vamos para um passo a passo resumidão de como desembaraçar o cabelo corretamente:

PASSO 1 – Use fronha ou touca de cetim Antifrizz para dormir

PASSO 2 – Use sempre um creme como pré-poo antes de todas as lavagens

PASSO 3 – Desembarace o cabelo sempre molhado

PASSO 4 – Utilize uma escova de cerdas flexíveis

PASSO 5 – Divida o cabelo em mechas pequenas

PASSO 6 – Passe a escova a partir das pontas subindo em direção a raiz

Prontinho mana, agora é só colocar essas dicas em prática para você ver que desembaraçar o cabelo se tornará uma tarefa muito mais simples!

Ah, e aproveita para compartilhar com aquela amiga que vive reclamando do cabelo embaraçado para ajudar ela também, hein!

One thought on “Como desembaraçar o cabelo cacheado

Comentários não permitidos.